Página inicial > Ensaios > Ensaios Não-Destrutivos

Os ensaios não destrutivos constituem parte integrante de um Sistema de Gestão da Qualidade. Não causam danos aos materiais e peças ensaiados, permitindo a sua utilização futura. Contribuem para a redução de custos, aumento de confiabilidade e são utilizados nas etapas de fabricação, montagem e manutenção.

Atuando no escopo de aviação, espaço e defesa, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, por meio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, é o elo executivo do Sistema de Segurança de Voo e conta, há mais de duas décadas, com profissionais experientes e qualificados para a realização dos Ensaios e Qualificação de Pessoal  nos níveis 1, 2 e 3, conforme a seguir:

Ensaios

• Ultrassom: detectar descontinuidades internas em materiais diversos.
  • Raios-X: detectar descontinuidades internas em materiais diversos. O ensaio de Raios X permite identificação da natureza da descontinuidade.
  • Partículas Magnéticas: detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos.
  • Líquido Penetrante: detectar descontinuidades abertas à superfície, que não são visíveis a olho nu. Aplica-se a qualquer tipo de material não poroso.
  • Correntes Parasitas: detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais condutores de eletricidade

Relação do Pessoal com qualificação válida: