Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Certificação da Qualidade
Início do conteúdo da página

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI atua na área da qualidade aeroespacial com recursos humanos extremamente capacitados, tendo incorporado uma larga experiência adquirida ao longo de mais de quarenta anos de atuação no setor aeroespacial.

O IFI, por ser uma instituição pública, entende a importância da imparcialidade na realização de suas atividades de certificação de sistemas de gestão, e portanto identifica, analisa e gerencia os conflitos de interesse assegurando assim a objetividade dessas atividades.

O IFI não realiza consultoria em sistemas de gestão da qualidade, sendo os cursos ministrados pelo instituto totalmente abertos ao público, não comprometendo a confidencialidade e imparcialidade das atividades do IFI como Organismo Acreditado de Certificação.

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI   é acreditado como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (OCS nº 0016) pela Cgcre do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que é o órgão reconhecido internacionalmente pelo Fórum Internacional de Acreditação - IAF.

O IFI presta serviços na área de certificação voluntária segundo a NBR ISO 9001:2008, em conformidade com o escopo de credenciamento nº 21 - Aeroespacial.

Clique aqui para consultar as organizações certificadas segundo a norma NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 9001:2015.

Em consonância com a certificação voluntária, o IFI adota a  ICA 57-21 e a série de normas AQAP - Allied Quality Assurance Publications, disponibilizadas pela NATO - North Atlantic Treaty Organization na versão original em inglês , para atendimento à atividade da Garantia Governamental da Qualidade (GGQ)  no âmbito do Comando da Aeronáutica  (COMAER).

O Representante de Garantia Governamental da Qualidade - RGGQ continua sendo um representante designado pelo DCTA/IFI com a responsabilidade pela Garantia Governamental da Qualidade (GGQ), atuando em nome do Comando da Aeronáutica (COMAER), durante a vigência do contrato.

Clique aqui para consultar as organizações certificadas segundo as normas AQAP.

Fim do conteúdo da página