IMG 0042.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) sediou, entre os dias 8 e 12 de abril de 2024, no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), o Curso de Introdução à Gestão da Inovação (CIGI). Idealizado e ofertado pela Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o curso reuniu 32 alunos, entre militares e civis, de diversas Organizações Militares do Exército e da Aeronáutica, entre elas o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

O objetivo do CIGI é viabilizar aos alunos a compreensão de conceitos relacionados à Gestão da Inovação e à Propriedade Intelectual, a fim de que os profissionais capacitados, na execução de suas atividades, possam contribuir para o fortalecimento do processo de inovação no local em que trabalham.

“Trata-se de uma oportunidade de troca de informações sobre o tema, não apenas entre instrutores e alunos, mas também entre os próprios alunos, todos oriundos de institutos diferentes e com experiências distintas. Isso contribui para a disseminação de aspectos da inovação em nosso meio”, explicou o Tecnologista Dario Kajiyama, coordenador do curso.

Aluno do CIGI, Adelmo Dias de Oliveira, consultor de Gestão de Projetos do ICEA, destacou a importância dos conceitos aprendidos para a estruturação da área de inovação em sua Organização Militar. “Estamos estruturando o setor de inovação, juntamente com o escritório de projetos, e a teoria vista no curso é muito relevante neste momento inicial”.