Página inicial > CESAER

O Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER) tem o objetivo de fomentar o parque industrial aeroespacial brasileiro, por intermédio de sua divulgação na página do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) na internet. O CESAER atualmente contempla as empresas nacionais da industria aeroespacial, bem como as de manutenção aeronáutica, certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que possuem em suas atividades processos fabris.

Este Catálogo também é indicado pelo IFI como fonte primária de consulta para empresas estrangeiras que tem interesse em firmar acordo de compensação comercial, industrial e tecnológica nos processos decorrentes de aquisições da Força Aérea Brasileira.

Público Alvo
Empresa nacional da indústria aeronáutica, inclusive oficinas de manutenção aeronáutica homologadas pela ANAC.

ORIENTAÇÃO GERAL PARA SOLICITAÇÃO DE CADASTRAMENTO

A empresa interessada em se cadastrar no CESAER deve preencher o Questionário de Análise Empresarial – QAE e enviá-lo, assinado, à Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), por vias postais para o endereço citado abaixo.
O QAE é o formulário que fornecerá os dados para a elaboração do Catálogo, portanto, todos os campos devem ser corretamente preenchidos, com especial atenção ao campo “Produtos e/ou Serviços”, pois esta será a forma como os produtos ou serviços da empresa serão divulgados.
A empresa deverá atualizar o QAE a cada 3 anos ou sempre que ocorrerem alterações.
Instruções mais detalhadas sobre o processo de cadastramento da empresa no CESAER podem ser obtidas na Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 78-14.

Questionário de Análise Empresarial - QAE (PDF, ODT)
Orientação de preenchimento do QAE

ATENÇÃO Não serão consideradas para cadastro o QAE enviado por empresas de outros ramos de atividade, tais como comércio e transporte aéreo.

Para visualizar arquivos no formato PDF é necessário ter instalado em seu computador o software Acrobat Reader da Adobe.

Para visualizar arquivos no formato ODF recomendamos a instalação em seu computador do software LibreOffice.

ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

A documentação acima, deverá ser enviada para:

INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL - IFI
DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - CDI