Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CAI DGGQ Gripen.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), oficializou, no dia 13 de dezembro de 2022, em cerimônia realizada no Salão Nobre, a emissão da Declaração da Garantia Governamental da Qualidade (DGGQ) e do Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) das aeronaves F-39 E – denominação dada pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao Gripen – de matrículas FAB 4103 e FAB 4104.


A DGGQ demonstra que o IFI realizou atividades de garantia da qualidade dentro do desenvolvimento e produção da aeronave, provendo a confiança de que os requisitos da qualidade contratuais foram atendidos pela SAAB. O CAI atesta que a aeronave está em conformidade com o projeto aprovado e apresenta condições seguras de operação para o cumprimento da missão. Trata-se do resultado final de todas as atividades de certificação de produto realizadas pelo IFI para o projeto F-X2, envolvendo a certificação do projeto e a garantia governamental da qualidade.


“As atividades de garantia da qualidade realizadas pelo IFI na SAAB, fabricante do Gripen, compostas por auditorias em seu sistema de gestão da qualidade e acompanhamento das atividades produtivas, aumentaram a confiança de que a empresa atendeu aos requisitos normativos de qualidade para o alcance da conformidade final das aeronaves. Essas atividades ampararam a certificação de aeronavegabilidade inicial, demonstrando que o F-39 E está em condições seguras de aeronavegabilidade e é capaz de cumprir sua missão de defesa aérea”, explicou o Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Marcos Benedito dos Santos Maia, Chefe da CSG do IFI.

Fim do conteúdo da página