IMG 2197.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por intermédio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), realizou, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022, no Auditório Azul, o XIII Workshop de Metrologia Aeroespacial. Cerca de 50 participantes oriundos de diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) prestigiaram o evento, cujo objetivo foi discutir problemas e soluções metrológicas no âmbito do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA). A coordenação do workshop ficou a cargo do Tecnologista César Augusto Botura, com o apoio da também Tecnologista Michelly Karoline Alves Santana e da Segundo-Tenente QOCon Mec Marcela Fernanda Batista de Sant’Anna Gondim, todos da CMA.

O Tecnologista Botura destacou a importância dos debates para o fortalecimento do SISMETRA, uma vez que se “buscou proporcionar a melhoria dos processos metrológicos pertencentes ao Sistema, por meio de discussões técnicas com as mais diferentes OM da FAB”.

Agenda - O workshop teve início na quarta-feira, 16 de novembro, com uma apresentação sobre o SISMETRA, seguida de explanações sobre as soluções e dificuldade metrológicas dos Parques de Material Aeronáutico de São Paulo e do Galeão (PAMA-SP e PAMA-GL), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). No mesmo dia, também se falou sobre a metrologia das radiações no âmbito aeroespacial e sobre um estudo de caso da abordagem de risco na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

No dia seguinte, foram discutidos os principais problemas técnico-operacionais e administrativos da CMA, bem como se realizou uma prestação de contas do XII Workshop, datado de 2020. Falou-se, ainda, com o grupo, sobre a definição de novas ações para a melhoria do Sistema nos anos de 2023 e 2024.

Por fim, na sexta-feira, 18 de novembro, o evento se encerrou com a apresentação e a discussão do Planejamento da Diagonal de Auditorias Metrológicas e das Visitas de Assistência Técnica para 2023, com a ratificação da Diagonal de Calibração para 2023, com o planejamento de ações propostas para os anos de 2023 e 2024 e com a elaboração da ata.