foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, de 18 a 20 de outubro, visita técnica de acompanhamento e verificação da execução dos Projetos de Cooperação Industrial (ICP – Industrial Cooperation Project) nas instalações da empresa Helibras, situada na cidade de Itajubá (MG), no âmbito do Acordo do Projeto H-XBR.

Os Projetos de Cooperação Industrial do Programa H-XBR têm o objetivo de fortalecer a cadeia de fornecedores da Helibras, além de criar capacidade de engenharia e estabelecer uma linha para a montagem de aeronaves no Brasil, por meio de 24 projetos que beneficiariam 11 empresas nacionais.

foto 2
O acompanhamento técnico dos Projetos de Cooperação Industrial no Projeto H-XBR era realizado pelo antigo Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio - atualmente Ministério da Economia (ME) - por meio de convênio entre ME e Ministério da Defesa (MD). Com o encerramento do convênio entre o ME e o MD, em setembro de 2022, o IFI foi designado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) para assessorar a fiscalização dos Projetos de Cooperação Industrial, considerando-se a sua expertise em projetos de offset. O trabalho de verificação, realizado pela equipe da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI) do IFI, contou com a participação do Capitão Aviador Daniel Jorge, do Capitão Engenheiro Mecânico Dirceu Olímpio de Lima Duarte, do Suboficial BMA José Clóvis Oliveira da Silva, do Tecnologista Roberto Tsuyoshi Yaegachi e da Engenheira Francisca Alessandra da Silva Del Duca. O objetivo foi verificar a situação dos projetos desenvolvidos pelo consórcio para a empresa Helibras e obter evidências demonstrando a conclusão das etapas dos projetos.