Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 2152.jpg editada

O Segundo-Sargento Mecânico de Aeronaves (BMA) Ari Franco Neto, do efetivo da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, resolveu, neste segundo semestre de 2022, um problema técnico que estava afetando toda a manutenção aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB).


O Laboratório de Metrologia Física de Vazão (CMA-LC-F-V) do IFI, responsável pela calibração dos fluxômetros utilizados em aeronaves da FAB, teve um problema com os amplificadores de sinal – responsáveis pela interface entre o fluxômetro e o software de leitura de dados de vazão - do Padrão Primário de Vazão utilizado para a calibração dos fluxômetros. O pessoal do Laboratório de Vazão tentou adquirir no mercado esses amplificadores, mas não obteve sucesso. O trabalho de calibração, em virtude disso, estava atrasado em cerca de um mês. Foi então que o Sargento Neto, depois de contato do Suboficial BMA André Luiz Silva de Almeida, Encarregado do Laboratório de Metrologia Física, foi chamado para resolver o problema. Em pouco tempo, o militar conseguiu desenvolver um amplificador capaz de substituir os três amplificadores do Padrão Primário de Vazão que tinham se mostrado defeituosos. Isso permitiu que as atividades do CMA-LC-F-V voltassem ao normal, atendendo às demandas da atividade-fim de manutenção aeronáutica de toda a FAB.

IMG 2168.jpg editada
“Primeiramente, foi necessário identificar qual sinal saía do fluxômetro”, explicou o Sargento Neto. “Conseguimos identificar a forma de onda do sinal do fluxômetro e também o sinal que o Padrão precisa para funcionar. Conhecendo essas duas características, criamos um condicionador de sinal que capta uma forma de onda e a transforma em outro tipo de sinal, permitindo, assim, a leitura por parte do Padrão”.


Pelo trabalho realizado em prol do IFI, o Sargento Neto foi elogiado por escrito pelo Encarregado do CMA-LC-F-V, Suboficial Luiz Silva.  

Fim do conteúdo da página