IMG 0398.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), realizou, entre os dias 17 e 25 de outubro de 2022, no Auditório dos Laboratórios de Ensaios Não Destrutivos, o Curso de Ultrassom Nível 2. Com o objetivo de qualificar inspetores de nível 2 (aptos a emitir laudos de componentes inspecionados) para executar ensaios não destrutivos por ultrassom em componentes aeroespaciais, o curso contou com a participação de 24 alunos de instituições como Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) e de empresas como Latam, Embraer, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.

O Técnico Lucas Rafael Costa de Castro, Encarregado da Seção de Qualificação de Ensaios Não Destrutivos da CSG e instrutor do curso, destacou a importância dos ensaios de ultrassom para a Aeronáutica: “Ensaios são a ferramenta para evitar que os materiais falhem na sua operação no que se refere à integridade estrutural. Os profissionais habilitados garantem a operação segura das aeronaves”.

A habilitação obtida por meio do Curso de Ultrassom Nível 2 é igualmente importante para as empresas do setor aeroespacial, uma vez que garante a qualidade e a integridade das aeronaves. “O que aprendemos aqui no IFI é de extrema importância para a garantia da segurança de voo, dos padrões de qualidade e da integridade das aeronaves”, comentou João Paulo Moreira da Costa, Técnico de Ensaios Não Destrutivos Pleno da Latam e aluno do curso.