IMG 0301.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), concluiu, no segundo semestre de 2022, a reforma do Laboratório de Medições Eletromagnéticas (LE-M). Com verba do próprio Instituto e do Projeto IFF (Identification Friend or Foe), foram reformados todo o piso do laboratório - incluindo o da câmara anecoica -, o forro, a iluminação e a torre de controle da antena transmissora. Havia mais de 40 anos que o laboratório não sofria reformas, razão pela qual suas condições necessitavam de melhorias urgentes.

Torre de controle – A reforma da torre de controle da antena transmissora foi uma das principais melhorias do laboratório. Responsável pela comunicação em aviões, foguetes e mísseis, a torre emite um campo eletromagnético, nas frequências de 1 a 18 GHz (Gigahertz), para a caracterização de diagramas de irradiação de antenas embarcadas.

“A estrutura da torre antiga foi projetada na década de 80, era muito robusta para a tecnologia utilizada hoje em dia e necessitava de uma modernização para atender projetos de antenas menores e mais eficientes. Com a ajuda dos servidores Júlio César Arrué Breitkreitz, José Eny Guimarães Santos Filho e Agnaldo Luiz Lelis Leopoldo foi possível realizar a construção, o controle e a aquisição de dados da nova torre transmissora, melhorando a confiabilidade do ensaio e também o aumento da distância entre as antenas”, explicou a Tecnologista Rafaela Real Passos, Gerente Técnica do LE-M.