IMG 0232.jpg editada

Entre os dias 3 e 7 de outubro de 2022, o Instituto de Fomento Coordenação Industrial (IFI) recebeu a visita técnica de representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para a realização de trabalhos no contexto do Projeto RRVG (Rastreabilidade Remota via GPS).

Os pesquisadores Luiz Vicente Gomes Tarelho e Fernando Alves Rodrigues, da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações do INMETRO, estiveram no Laboratório de Metrologia Elétrica (CMA-LC-E) da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do IFI para auxiliar na montagem e configuração da infraestrutura física e lógica dos equipamentos utilizados no Projeto RRVG. Inicialmente, a equipe do INMETRO pretende calibrar o receptor geodésico do IFI, a fim de que, a longo prazo, a organização militar possa estabelecer o serviço de calibração remota de seu relógio atômico, utilizado na melhoria da exatidão dos equipamentos do laboratório.

“No laboratório do IFI, há uma antena que coleta os sinais dos satélites rastreáveis pelo receptor geodésico”, explica o Dr. Luiz Tarelho. “Estamos aqui para fazer um ensaio de calibração desse receptor, de forma a garantir que não haja erro metrológico na medição do intervalo de tempo realizado por ele. A calibração do receptor permite que seja feita uma comparação remota da escala de tempo local do INMETRO com o relógio atômico do IFI. A longo prazo, o objetivo é fazer a calibração remota desse relógio atômico”.

IMG 0214.jpg editada
A calibração remota do relógio atômico vai beneficiar o IFI, pois evitará o deslocamento do equipamento para o Rio de Janeiro, local onde hoje esse trabalho é feito. “Com o Projeto RRVG, a calibração do relógio poderá ser feita remotamente, sem que nada saia do Instituto. Vale frisar que esse relógio é de grande valia, pois promove a melhoria da exatidão de nossos equipamentos, o que contribui, de maneira geral, para a segurança de voo como um todo”, comenta o Técnico Roberto Cezar Teixeira de Albuquerque, integrante do CMA-LC-E do IFI.

RRVG – O Projeto RRVG consiste no desenvolvimento de um sistema de visada comum via GPS para calibração remota em tempo e frequência do padrão atômico do IFI (relógio de césio), tendo em vista o estabelecimento da rastreabilidade automatizada ao Universal Time Coordinated (UTC) de referência nacional.