Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Brazil Renewal Recognition Certificate MAA NAC 023A

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do trabalho de especialistas militares e civis do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em colaboração com o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e com representantes do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB), obteve, junto ao National Airworthiness Council (NAC), dos Estados Unidos da América (EUA), a revalidação do reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) como Autoridade Brasileira de Aeronavegabilidade Militar. Essa revalidação, ocorrida em 18 de fevereiro de 2022, refere-se a um certificado, com validade de quatro anos, emitido em 21 de fevereiro de 2018, depois de uma série de discussões com o DCTA/IFI, durante as quais foram avaliados e reconhecidos os processos de gerenciamento de aeronavegabilidade da frota de aeronaves operadas pela FAB e pelas Forças Armadas americanas.


“Esse reconhecimento reforça a qualidade dos produtos aeronáuticos projetados e produzidos com certificação do DCTA/IFI, aumentando a aceitação de tais produtos no mercado mundial, em especial o americano. Ademais, ratifica a validade e a aceitação de certificados de aeronavegabilidade emitidos pelo DCTA/IFI e pelo Comando-Geral de Apoio/Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (COMGAP/DIRMAB), notadamente de aeronaves da FAB em missão no exterior, além de permitir que tripulações americanas embarquem em aeronaves da FAB, do EB e da MB, certificadas pelo DCTA/IFI, em operações combinadas, reafirmando o papel do Brasil como detentor do ciclo completo de pesquisa, desenvolvimento, produção e manutenção de produtos aeronáuticos”, destaca o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito.


Vale lembrar que esse processo de reconhecimento é mútuo, tendo sido o NAC reconhecido pela FAB como Autoridade de Aeronavegabilidade Militar dos EUA também em 2018. A revalidação do NAC pelo DCTA está em andamento, com previsão de emissão do certificado em julho de 2022.    

Fim do conteúdo da página