foto 1.jpg editada

Entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), a Verificação Final da Qualidade da quinta aeronave KC-390, que será recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, o IFI foi representado por militares da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) - 1º Ten QOEA Anv Leandro Guimarães Ribeiro, 2º Ten QOCON MEC Juliano Torteli de Godoi Zucato, SO BEI Wagner Braz Tavares e SO BEI Ricardo Henrique Barbosa -, os quais fizeram a inspeção física e documental na aeronave, a fim de atender aos requisitos contratuais da qualidade.

As atividades de verificação final da qualidade compõem o processo de recebimento das aeronaves e são essenciais para assessorar a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), no intuito de garantir a qualidade do produto que está sendo recebido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Conforme a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 800-2 (Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER), a Verificação Governamental da Qualidade (VGQ) é um processo de competência do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), especificamente realizada pelo IFI, no âmbito das organizações fornecedoras. A verificação visa assegurar a conformidade dos produtos fornecidos com os requisitos de projeto aprovado e aqueles estabelecidos em contrato, cuja conformidade é atestada pela Declaração de Garantia Governamental da Qualidade (DGGQ).