Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), representado pelo Maj Av Gieser Augusto Rauber Duarte, pela Tecnologista Sênior Adriana Patrícia dos Santos, pelo 1º Ten Eng Fernando Sulzbacher e pelo Técnico Thiago Neves da Silva, realizou visita técnica à empresa Elbit, em suas instalações localizadas nas cidades de Haifa e Netânia, em Israel, de 2 a 4 de novembro de 2021. A missão, que faz parte dos esforços do Programa Link BR2, também contou com a presença da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) - representada pelo Maj Esp Com Romulo Silva de Oliveira, pelo Maj Eng Thiago Pinheiro de Almeida e pelo 2S SAD Maicon Fonseca Amador - e do Grupo de Acompanhamento e Controle Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), representado pelo Ten Cel Av Leonardo de Carvalho Mota.


Durante a visita da comitiva foram realizadas diversas reuniões sobre o processo de desenvolvimento de software do rádio MARC, peça fundamental do Sistema Link-BR2. Foram abordados e discutidos detalhes técnicos relativos ao planejamento de desenvolvimento, à arquitetura do sistema, à integração às aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), aos testes de qualidade e ao cronograma para certificação. Também foi realizada visitação aos laboratórios na unidade da Elbit em Netânia, com um detalhamento in loco dos processos de qualificação ambiental e emissões eletromagnéticas.


O Sistema Link BR2 é um sistema de datalink que permitirá à Aeronáutica uma significativa ampliação de sua capacidade de Comando e Controle, propiciando comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de C2 (Comando e Controle), tudo através de protocolo encriptado com alto grau de segurança, proporcionando compartilhamento de informações de radares, troca de mensagens, vídeos e outras aplicações operacionais, ampliando sobremaneira a consciência situacional de todos os participantes da rede. Essa capacidade colocará a FAB ao lado das forças aéreas de vanguarda, permitindo o ingresso na era da Guerra Centrada em Redes (NCW – Network Centric Warfare).

Fim do conteúdo da página