foto 5.jpg editada

No período de 20 a 24 de setembro de 2021, a Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ministrou o Curso de Interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, norma que trata dos requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. O curso, ministrado presencialmente pelo Técnico Antonio Carlos dos Santos Junior, contou com participantes do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da Marinha do Brasil (MB).
O técnico Antonio Carlos, além de instrutor, é coordenador técnico do Curso de Interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Ele destaca aspectos relevantes desse evento: “Apesar de ainda estarmos em uma situação de pandemia, por mais branda que esteja, o curso foi realizado cumprindo-se todos os protocolos de segurança necessários. Foi bom voltar a ter contato presencial com os participantes, embora com certa apreensão em função do momento. Na quinta-feira, no período da tarde, com anuência do Chefe da CMA, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de calibração da CMA (prédio X-5), o que lhes possibilitou observar na prática o que foi visto de forma teórica durante a semana. Destaco, aqui, a receptividade e o pronto apoio do pessoal dos laboratórios durante essa visita: 2T Sernaglia, SO Ivan Rocha, 1S Alessandra, 2S Ari Neto, Técnico Washington, Tecnologista Moacyr, Técnico Erik e 2S Mazzeo”.