Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

A equipe formada pelo Ten Erik Wolf Kozminski Ribas e pelos servidores civis Cesar Augusto Botura e Guilherme Franco Vieira ministrou, na semana de 20 a 24 de setembro de 2021, o Curso de Avaliação da Incerteza da Medição para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), utilizando recursos provenientes da Agência Espacial Brasileira (AEB). Por motivo da melhor logística a ser oferecida aos instrutores e participantes, a Direção do CLA determinou que o curso fosse realizado em São Luís, utilizando as dependências do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL).
A abertura do evento foi realizada pelo Diretor do CLA, Cel Av Marcello Correa De Souza, que desejou boas-vindas e bom andamento das atividades a todos os participantes. O curso teve a participação de 14 alunos, dentre eles servidores civis (nível superior e nível médio) e militares (oficiais, graduados e praças), e dividiu-se em duas partes: a primeira, teórica, com o objetivo de passar os conceitos estruturantes sobre o tema, e a segunda, prática, na qual os alunos realizaram medições com instrumentos (paquímetros, multímetros etc.) e avaliaram a incerteza da medição. Os trabalhos foram concluídos com uma avaliação, seguida de agradecimentos.
“Esse curso é importante para elevar o nível dos elos do SISMETRA [Sistema de Metrologia Aeroespacial] que não têm a oportunidade de vir ao IFI para realizar o treinamento, continuando assim a disseminar a cultura da metrologia e do SISMETRA dentro da FAB [Força Aérea Brasileira]”, explicou o Ten Erik Wolf.

Fim do conteúdo da página