Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

major mello

Major Alexander de Mello Lima, em visita à DGePM

A Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM) recebeu, em 21 de julho, o Major Esp Com Alexander de Mello Lima, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma palestra sobre o relacionamento com a Base Industrial de Defesa (BID).

O palestrante apresentou o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial, desenvolvido pelo IFI com o intuito de consolidar os dados das empresas aeroespaciais e mapear o desenvolvimento tecnológico na área de defesa. As empresas são estimuladas a se cadastrarem no IFI em virtude da redução da alíquota do ICMS para 4%, devido ao Convênio ICMS 75/91.

Atualmente, 1.200 empresas do setor aeroespacial usufruem desse incentivo fiscal. Os dados coletados são enviados para a divisão de mobilização do Estado-Maior da Aeronáutica. Além disso, quando autorizado, alguns dados são divulgados para empresas participantes de processos de aquisição, onde existe a obrigação de compensação (Offset), e em eventos no Brasil ou no exterior.

visita 02
Capitão de Fragata (EN) Josmar Carreiro Freitas, mediador do evento

Em decorrência de processos de obtenção como o Programa das Fragatas Classe Tamandaré, o Navio de Apoio Antártico e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), a DGePM observou um incremento substancial no relacionamento com empresas e associações da BID e considera que a identificação de sinergias e de lições aprendidas são essenciais para o aprimoramento desse relacionamento.