foto 1

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, entre os dias 02 e 04 de agosto de 2021, na modalidade à distância e por meio da Plataforma Webex, o Curso de Líquido Penetrante Nível 2.  A turma do curso foi formada por 33 alunos, dentre eles membros das Alas 4, 6, 7, 8 e 12, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, do próprio IFI, de companhias aéreas e de empresas de fabricação e manutenção aeronáutica.

“O ensaio não destrutivo de líquido penetrante é feito com um líquido destinado a detectar descontinuidades na superfície dos materiais. A Norma NAS 40 estabelece três níveis de qualificação para esse tipo de ensaio. O nível 1 é o de operador. O nível 2 tem a função de dar o laudo da peça. E, por fim, o nível 3 é o do responsável técnico da operação”, explica o Técnico Lucas Rafael Costa de Castro, Encarregado da Seção de Qualificação de Pessoal da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do IFI.