foto campanha missil AM39B2M2.jpg editada

No período de 14 a 25 de junho de 2021 ocorreu, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia/RJ, a campanha de lançamento do míssil AM39B2M2 Exocet com a aeronave H225M da Marinha do Brasil (MB), contando com o acompanhamento de uma equipe do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) formada pelo Capitão-Tenente Engenheiro Alexandre Alli Pereira, pela Tecnologista Sênior Adriana Patrícia dos Santos e pelo Suboficial Nixon Chaves da Silva. O objetivo da campanha foi certificar junto ao IFI a integração do referido armamento na plataforma H225M. Para isso, foram necessárias inúmeras discussões técnicas entre o IFI, a empresa Helibras/Airbus Helicopters, a empresa MBDA (fabricante do míssil), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Gerência Técnica do Projeto H-XBR e a MB.

Após os lançamentos foram disponibilizados dados de instrumentação, bem como vídeos dos ensaios, de forma a permitir que o IFI atestasse o comportamento seguro do míssil durante sua separação da aeronave. As próximas etapas serão finalizar a aprovação do Suplemento Operacional, liberando o envelope de lançamento desse artefato, além de realizar discussões contratuais e outros ensaios entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)/IPEV e a Helibras/Airbus Helicopters, visando a entrega da primeira unidade da versão Naval ainda neste ano.

Outros detalhes, assim como o vídeo da campanha, podem ser acessados no link https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/37573/ENSAIO%20EM%20VOO%20%20FAB%20certifica%20m%C3%ADssil%20em%20helic%C3%B3ptero%20da%20Marinha%20do%20Brasil%20(MB).