Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

imagem semetra editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), promoveu, de maneira inteiramente virtual, entre os dias 29 de junho e primeiro de julho de 2021, o XIV Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA). O seminário, voltado para especialistas civis e militares ligados à área de confiabilidade metrológica, foi acompanhado por mais de 300 pessoas e contou com a presença de palestrantes das mais diversas organizações de ensino e pesquisa de todo o país.


Paralelamente ao evento e também de forma virtual, as empresas Fluke, Rowde & Schwarz e Keysight montaram estandes virtuais e ministraram palestras voltadas a apresentar o atual estágio do segmento metrológico nacional, estimulando e tornando viável o contato das organizações governamentais e privadas do Brasil com o “estado da arte” da ciência da medição.


“A finalidade prioritária do SEMETRA foi a troca de informações e técnicas entre os diversos elos que compõem o Sistema de Metrologia Aeroespacial [SISMETRA], bem como a disseminação de conhecimentos metrológicos atualizados e relevantes”, explicou o Major Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira, Chefe da CMA. “O seminário foi ainda muito importante para os laboratórios se atualizarem sobre a área de metrologia, para as empresas divulgarem novas tecnologias e equipamentos e para a atualização de informações no setor acadêmico”, complementou o Major Sérgio.


Programação - O evento foi aberto, no dia 29 de junho de 2021, pelo Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ao longo dos três dias de atividades, os participantes puderam acompanhar apresentações de instituições como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Exército Brasileiro (EB), o Observatório Nacional e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Também fizeram parte do quadro de palestrantes empresas como a Fluke, a Keysight, a Rowde & Schwarz e a Certificar Engenharia. 

Fim do conteúdo da página