Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), na condição de Autoridade de Aeronavegabilidade Militar Brasileira, em conjunto com a Autoridade Militar Sueca (SE-MAA), promoveu, nos dias 29 e 30 de junho de 2021, de maneira virtual (simultaneamente no Brasil e na Suécia), em atendimento aos protocolos de segurança do combate à Covid-19, a Reunião JCT (Joint Certificate Team) para a certificação do Projeto Gripen E/F. A JCT, que viabiliza o apoio mútuo e a otimização dos recursos humanos e materiais empregados na comprovação do atendimento aos requisitos que garantem a aeronavegabilidade do Gripen, ocorre dentro de um acordo de reconhecimento bilateral no qual estão previstas as responsabilidades de cada uma das autoridades de aeronavegabilidade militar.


No primeiro dia do encontro, a empresa SAAB, como convidada, apresentou a evolução do status técnico do projeto, bem como ofereceu um panorama da atual situação do processo de certificação, do processo de recebimento das aeronaves após o certificado de tipo e do processo de aprovação do manual de voo. No segundo dia, o SE-MAA apresentou uma perspectiva da evolução do processo de certificação de aeronavegabilidade, interagindo com os representantes do IFI na troca de apoio em prol da certificação dos caças adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB).


“Essa reunião é de extrema importância para o monitoramento e a coordenação das atividades do projeto. Nela, as duas autoridades são informadas sobre o andamento do processo de certificação e definem as ações que serão tomadas no semestre seguinte. O encontro entre os players traz agilidade e eficiência na identificação de pontos de melhoria e de ações corretivas”, explicou o Capitão Engenheiro Gláucio Cavalcanti Viegas, Gerente Industrial do Projeto Gripen.


Entrega de aeronaves – Até o final deste ano, está prevista a entrega de mais quatro aeronaves Gripen à FAB. O processo de certificação tratado pelas autoridades militares brasileira e sueca nas reuniões JCT é importante para a aeronavegabilidade desses aviões.  

Fim do conteúdo da página