Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI realiza auditoria de produção nas instalações da SAAB
Início do conteúdo da página

nt01 p01 181112

Na semana de 17 a 21 de setembro de 2018, o IFI realizou auditoria de produção nas instalações da SAAB em Linköping – Suécia. Trata-se de um processo de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) para o Programa F-X2, sendo uma atividade definida contratualmente que orienta a realização de auditorias periódicas no sistema de gestão da qualidade da SAAB, objetivando avaliar a sua eficácia em atingir os objetivos estabelecidos, ou seja, garantir a qualidade final do produto a ser recebido pelo COMAER.
As auditorias foram conduzidas conforme procedimentos do organismo certificador do DCTA/IFI, tendo como referência a norma AQAP 2110. As atividades desempenhadas pela equipe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (Maj Maia, Engenheiro Rubens e Engenheiro Rafael) foram planejadas em conjunto com representantes da Qualidade da SAAB, o que permitiu a verificação de todas as áreas associadas ao Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, tais como: produção, análise de riscos, satisfação de clientes e seus indicadores, controle de equipamentos de medição, aquisição de material e controle de produtos não conformes, auditoria de configuração funcional e física (FCA e PCA) e inspeção de primeiro artigo (FAI).
As atividades foram de grande importância para o aprimoramento da troca de informações entre a equipe da qualidade da SAAB e o IFI, o que otimizará o processo de Verificação Governamental da Qualidade.
Por fim, evidenciou-se que o sistema de gestão da qualidade da Contratada segue os requisitos da norma AQAP 2110, em atendimento ao Contrato de Aquisição de 36 aeronaves Gripen NG para a Força Aérea Brasileira.

Fim do conteúdo da página