nt01 p01 180418

O IFI, por meio da sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu, nos dias 12. 14 e 15 de março de 2018, o primeiro Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (Offset) – CIAC. A iniciativa foi resultado da percepção da necessidade, por parte dos Institutos do DCTA, outras Organizações Militares e Empresas do Setor Aeroespacial que se beneficiam dos Projetos de Offset, de conhecimentos sobre a prática de compensação tecnológica, comercial e industrial, haja vista não haver no Brasil um curso específico na área.

O Curso abordou os Conceitos e Legislação aplicada aos Acordos de Compensação, o processo de Negociação de Acordos de Compensação e de Reconhecimento dos Créditos de Offset e sua primeira turma contou vinte alunos, dentre servidores civis e militares, oriundos do DCTA, Insituto de Estudos Avançados (IEAV), além do próprio IFI.

O CIAC entrará no Calendário de Cursos do Instituto e em suas próximas turmas terá como público-alvo militares ou civis envolvidos em negociações, acompanhamento ou fiscalização de Acordos de Offset ou na recepção de benefícios advindos destes Acordos.