Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI certifica motor-foguete de 70 mm que utiliza nova tecnologia no tubo-motor
Início do conteúdo da página

nt02 p02 180402

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entregou no dia 15 de março o Atestado de Projeto Aeronáutico Aprovado – APAA 001A2018, para o motor-foguete MK-100, ao Diretor comercial da empresa GESPI Aeronáutica SA., Carlos Augusto Picolini.
O motor-foguete de 70 mm MK-100 é compatível com diversos tipos de cabeças de guerra (anti-pessoal, anti-pista, anti-carro, etc), utilizando-se de lançadores múltiplos instalados em aeronaves de asas fixas ou rotativas, seja para treinamento ou emprego real.     O processo conduzido pela Gespi junto à Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial do IFI (CPA-IFI), durante o período de um ano, exigiu atenção especial devido ao fato da GESPI implementar um inovador processo de fabricação do tubo-motor, que dispensa a utilização de tubos sem costura em motor-foguete sem costura. Por se tratar do item mais crítico de um foguete, que exige a resistência a pressões elevadas, foram necessários, além dos ensaios convencionais, rigorosa inspeção de conformidade e a inclusão de testes e análises adicionais. As atividades de engenharia desenvolvidas pela empresa culminaram em uma avaliação sistemática da análise de segurança e demonstraram que o emprego dessa tecnologia na confecção do motor-foguete atende aos mesmos requisitos dos motores-foguetes existentes no mercado.
“Com a implementação dessa nova tecnologia, não haverá necessidade de importação de tubos e, desse modo, sem as barreiras comerciais impostas pelos fabricantes e fornecedores de tubos (end-user) a indústria nacional poderá desenvolver novos mercados internacionais para seus produtos de defesa”, destacou o Tenente Coronel Artemio Relvas de Almeida, chefe da CPA.
Entrega do APAA emitido pelo IFI, para o MK-100, à empresa GESPI

nt02 p01 180402

Motor-foguete MK-100 sendo ensaiado com uma cabeça de guerra inerte

Fim do conteúdo da página