Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI certifica aeronave EC725AP
Início do conteúdo da página

nt01 p01 170717

No dia 25 de maio de 2017, foi emitido pelo IFI o Certificado Suplementar de Tipo (CST) Nº 002S2017, referente à Certificação de Modificação do modelo de aeronave EC725AP na versão Basica MB Plus, a ser operada pela Marinha do Brasil (MB).
Este CST pertence ao Projeto H-XBR e refere-se à sétima versão certificada, a partir de modificações sobre plataforma de base Common Basic Vehicle - CBV. Das oito previstas, entre VIP (GTE/FAB), Básicas e Operacionais para cada Força Armada, essa foi estabelecida no 3º Termo Aditivo ao Contrato n.° 008 / CTA-SDDP / 2008, assinado entre o Ministério da Defesa (MD) e o Consórcio formado pela Airbus Helicopters e sua subsidiária no Brasil, a Helibras. Gerenciado pelo Comando da Aeronáutica, através da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em coordenação com o Comando da Marinha e do Exército, este acordo trata da aquisição de cinquenta helicópteros de médio porte, de emprego geral, para Forças Armadas Brasileiras, apoio logístico inicial e três treinadores designados flight Trainng devices- FTD. Além disso, contempla ainda importantes transferências de tecnologia, além da instalação de uma linha de produção correspondente no Brasil, tendo como consequência a ampliação da linha de produção da Helibras e a instalação de novas indústrias no País.
Para este resultado, o papel do IFI foi aceitar o Certificado emitido pela ANAC, que por sua vez, validou a primeira certificação, da European Aviation Safety Agency- EASA (modelo EC225LP, configuração inicial de emprego civil), bem como validar a  certificação da Direction Générale d'Armement-DGA (modelo EC725AP, configuração de uso militar); para, finalmente, proceder sua própria certificação, contemplando o desenvolvimento e a incorporação de modificações maiores, implementadas nesse último modelo, conforme os requisitos deste Contrato, afetos às customizações que caracterizam cada uma das versões.
Essas novas aeronaves serão utilizadas, principalmente, em missões de busca e salvamento em combate (C-SAR), além das missões de busca e salvamento (SAR). Também serão capazes de realizar transportes de tropa, transporte VIP, transporte aerologístico e transporte de carga externa.
A primeira unidade de matrícula N7201, designação militar UH-15A, teve seu processo de recebimento recém-concluído pelo Segundo Esquadrão de helicópteros de Emprego Geral HU-2, situado  em São Pedro da Aldeia (RJ). A segunda unidade será entregue em breve, e a última daqui a um ano.
Este projeto tornou-se uma importante etapa alcançada pelo poder aéreo nacional e um significativo resultado para a certificação militar nacional, segundo preconiza o documento DCA 800-2.
Assim, o IFI, além de cumprir sua atribuição contratual de certificar esse projeto, contribui para que as novas aeronaves do Esquadrão HU-2 executem sua missão com confiabilidade e precisão, com mais segurança e conforto à tripulação, em um processo que desenvolve a capacidade da indústria nacional.

Fim do conteúdo da página