nt01 p03 170503

No dia 26 de abril de 2017 o IFI recebeu em sua sede quatro oficiais da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, dentre eles o General Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Mr. Rashed Mohamed Abdulla Mohamed Alshamsi, acompanhados de representantes das áreas comercial e de aeronavegabilidade da EMBRAER, além do Gerente de Projeto do KC-390 na COPAC, Coronel Aviador Samir Mustafá. O encontro foi solicitado pela Força Aérea dos Emirados com o objetivo de conhecer, em linhas gerais, a estrutura da autoridade de certificação militar brasileira, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial  (IFI), e os processos adotados para a certificação de produtos de defesa, com ênfase no projeto KC-390.

O Diretor do IFI, Coronel Aviador O'Donnell, recepcionou os oficiais e os convidou para uma sequência de três palestras no Auditório do Instituto. A apresentação do Diretor focou na estrutura e missão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e, mais detalhadamente, do IFI, enfatizando a importância dos serviços técnicos especializados do Instituto para a consolidação da base industrial da defesa brasileira. Na apresentação seguinte, realizada pelo Major Aviador Moreira da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial do IFI (CPA), foi apresentado o organograma da Divisão, bem como os processos adotados na certificação de produtos de defesa para o COMAER. Em seguida, foi apresentado pelo Major Aviador Basilio da CPA o processo de certificação adotado para o projeto KC-390, focando-se no compromisso do IFI na alocação de recursos humanos capacitados para este processo por meio da contratação de servidores civis temporários, bem como na Organização de Projeto Credenciada pela EMBRAER para certificação da aeronave.

De acordo com o Diretor do IFI, Coronel Aviador O'Donnell, “os oficiais dos Emirados demonstraram alto interesse em interações futuras com o Instituto, não só no âmbito do programa KC-390, mas também em outros possíveis programas para aquele país, bem como em assuntos relativos à atuação da Autoridade de Aeronavegabilidade Militar”.

nt01 p01 170503

Cel Av O'Donnell, diretor do IFI, apresenta o Insituto aos oficiais dos Emirados Árabes no Auditório Azul

nt01 p02 170503

Major Av Basílio apresenta os trabalhos de certificação aos Oficiais dos Emirados Árabes