nt 001 17 05 04

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), finalizou, no dia 23 de fevereiro, a Certificação da integração da bomba BAFG-120 às aeronaves A-29 do Comando da Aeronáutica (COMAER). A BAFG-120, sigla para "bomba de baixo arrasto para fins gerais", é um armamento desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para cumprir missões que provoquem baixos efeitos colaterais durante o seu emprego. A BAFG-120 é uma bomba leve que reduz os danos indesejados às áreas adjacentes, torna a aeronave mais ágil e aumenta sua autonomia. "Dessa maneira, ela permite que o desempenho da aeronave seja melhor e o cumprimento da missão mais eficiente", ressaltou o Tenente-Coronel Artêmio chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI, e um dos responsáveis pela projeto de certificação da bomba.

Esse processo de Certificação teve início em dezembro de 2014, e demandou esforço conjunto de mais de 30 pessoas, entre militares e civis do IFI, IAE e IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo). Após análise e aprovação da documentação técnica apresentada pela Embraer, foi realizada, entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2016, uma campanha de Ensaios em Voo no estande de tiro da Marambaia, no Rio de Janeiro. Nessa campanha, foram realizados doze lançamentos de armamentos inertes, com o objetivo de avaliar a precisão da pontaria do sistema de armas da aeronave com o novo armamento integrado. Os resultados obtidos nos ensaios levaram à aprovação do emprego da bomba na aeronave A-29.

Assim, ao certificar a integração da bomba BAFG 120 à aeronave A-29, o DCTA proporcionou mais uma efetiva contribuição para a ampliação do potencial de emprego da Força Aérea Brasileira.

nt 002 17 05 04

nt 003 17 05 04