foto 1

A equipe formada pelo Tecnologista Cesar Augusto Botura, pelo Técnico Robson Fernando de Souza e pelo 1S BMA Leandro Leme, todos da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), realizou, no período compreendido entre 2 e 6 de outubro de 2023, a Auditoria no Sistema de Gestão da Qualidade no Laboratório Regional de Calibração (LRC) do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), tomando por base as normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração e NSCA 9-4 - Estrutura Funcional do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA).

O LRC garante a rastreabilidade de equipamentos em diversas áreas e em atendimento ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), abrangendo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e respectivos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs), responsáveis por prestar serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

Segundo o 1S BMA Leandro Leme, “a presença da metrologia em diferentes processos meteorológicos dentro do PAME-RJ garante ocontrole do espaço aéreo brasileiro e a consequente segurança em voo no país.”

Fonte: IFI, por ANL. C&T Alexandre Russo Toler e Tenente Maralyza Pinheiro Martins.