Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

No período compreendido entre 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, a equipe formada pelo Segundo-Tenente QOCon MEC Gabriel Scomparin Silva, pelo Tecnologista Cesar Augusto Botura e pelo Técnico Washington Luiz Rana Rodrigues, todos da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), estiveram em missão de auditoria metrológica no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.


A auditoria foi realizada no Laboratório Setorial de Calibração (LSC) do CLA, com o objetivo de verificar o Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial lá implantando de acordo com a Norma NBR/ISO-IEC 17025:2017 no âmbito do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA). O LSC garante a rastreabilidade de equipamentos em diversas áreas para atendimento do Centro de Lançamento, como por exemplo atividades de lançamento, rastreio, telemetria, meteorologia, comunicação, entre outros.

foto 2.jpg editada
Para a conclusão dos trabalhos foi realizada a Reunião de Encerramento de Auditoria, em que foram listadas as evidências coletadas no processo. A reunião de encerramento contou com a participação do Vice-Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Frank Cabral de Freitas Amaral, do Chefe da Divisão Administrativa (DAM), Tenente-Coronel Aviador Jorge Luiz Lessa Junior, do Chefe da Divisão de Operações (DOP), Tenente-Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo, do Adjunto da DOP, Tenente-Coronel Engenheiro Daniel Pisani Dias, do Segundo-Tenente QOCon CIV Pedro Solano Coelho de Oliveira, Chefe da Seção de Metrologia (SML), do Analista em C&T Vicente Marques Silvino, do Técnico em Qualidade Benedito Augusto de Moura, do Primeiro-Sargento BET Claudio Guerra da Silva, do Segundo-Sargento BET Rafael de França Ferreira e do Terceiro-Sargento BCO Tony Cleiton Cunha Barbosa.


O Técnico Washington, do IFI, destacou a importância da realização da auditoria metrológica para a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade. “A auditoria impacta diretamente no sucesso das missões aeroespaciais promovidas pelo CLA e, consequentemente, no Programa Aeroespacial Brasileiro”. 

Fim do conteúdo da página