IMG 9125.jpg editada

Na manhã de terça-feira, 5 de setembro de 2023, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) sediou, em seu Auditório Azul, a Reunião Plenária da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE). A reunião, realizada periodicamente em locais diversos, de forma presencial e remota, contou com a participação de cerca de 80 pessoas in loco e de outras quase 60 online.

O evento iniciou-se, às 10h, com uma palestra institucional do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Em sua fala, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a relação histórica do DCTA com a indústria aeronáutica, ressaltando o papel do Estado como indutor do desenvolvimento nacional referente a tecnologias críticas ligadas à Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

Em seguida, o Presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo Filho, proferiu algumas palavras. Na sequência, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, fez uma apresentação detalhada do Instituto. Em paralelo a essa apresentação, o Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados em Administração Oderlei Ferreira dos Santos, da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI) do IFI, falou das potencialidades e benefícios do Sistema Integrado de Fomento à Industria Aeroespacial (SIFIAer) para a BIDS. Depois dele, o Coronel Armando Lemos, Diretor Técnico da ABIMDE, conduziu a reunião plenária.

Após uma série de homenagens a empresas parceiras da Associação, o Presidente Executivo da ABIMDE, General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli, fez alguns comentários gerais sobre o cenário de Defesa no contexto nacional e internacional. “Em termos de capacidade, acredito que o Brasil esteja entre os dez principais países do mundo. O que nos falta é chegar na condição de autossuficiência. Estamos caminhando para isso. Eventos como o de hoje facilitam a divulgação das nossas capacidades, promovendo a sinergia da tripla hélice [Estado, Indústria e Academia] e mobilizando nosso pessoal em torno de objetivos estratégicos”.

IMG 9209.jpg editada
Por fim, em nome do Diretor-Geral, o Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Chefe do Subdepartamento Técnico (SDT) do DCTA, encerrou a plenária.