Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

Na segunda-feira, 29 de maio de 2023, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) participou, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), da Reunião Plenária do Subcomitê ISO/TC/SC14, um evento da International Organization for Standardization (ISO) que reúne, anualmente, especialistas de todos os grupos técnicos internacionais responsáveis pela elaboração e atualização de normas técnicas para o desenvolvimento de projetos espaciais.


O Subcomitê ISO/TC/SC14 é formado por 16 países, entre eles o Brasil. Na reunião deste ano, sediada no Brasil, a representação brasileira foi composta por uma delegação de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).


Segundo o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, “é muito importante o Brasil sediar esse tipo de evento internacional, pois isso mostra a relevância do papel que nosso país desempenha nos setores aeronáutico e espacial”.


O Tecnologista Eraclés Durante, Chefe do Setor de Normalização da Assessoria Técnica do IFI, lembrou que o Instituto, por meio da Seção Espacial da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), vem participando da elaboração de normas internacionais para o setor espacial. “Isso é importante porque assim conseguimos exercer influência na elaboração das normas, de forma a impedir que sejam criadas barreiras técnicas e de modo a abrir portas para a participação da indústria nacional nos projetos da Agência Espacial Brasileira (AEB) e de outras agências internacionais”.


ISO – A ISO é uma instituição internacional não governamental, composta por 168 organismos internacionais de normalização. Sua missão é reunir especialistas do mundo todo para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais cruciais para o mercado. Esses padrões, elaborados de forma voluntária e baseados em consenso, têm como propósito impulsionar a inovação e fornecer soluções para os desafios globais mais prementes.

Fim do conteúdo da página