foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), inaugurou, no primeiro semestre deste ano, dois novos cursos: “Auditoria de Sistemas de Gestão conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17025” (ASG), com base na ABNT NBR ISO 19011, e “Interpretação da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025” (INA) na modalidade a distância.

O curso ASG foi ministrado nas dependências do IFI no formato “piloto”, no período entre 2 e 5 de maio de 2023, pelos servidores civis Michelly Santana, Cesar Botura, Antonio Junior e Guilherme Vieira, todos qualificados como auditores líderes por instituições como Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e com experiência em auditorias no âmbito do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA). Participaram desse evento membros da própria CMA, todos aprovados em cursos sobre a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e de preparação de auditores (aplicada à ABNT NBR ISO 9001 ou ABNT NBR ISO/IEC 17025).

O curso INA foi realizado, no período entre 3 e 20 de abril de 2023, em parceria com o Instituto de Educação a Distância (IEAD), organização dedicada à oferta, centralização e padronização da educação a distância (EAD) no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER) e cujas instalações se encontram sediadas no prédio-escola do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Esse curso foi tutorado pelos servidores civis Cesar Botura, Antonio Junior e Guilherme Vieira e contou com 16 participantes pertencentes a outras Organizações Militares do COMAER, como Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O Técnico Antonio Junior, instrutor e coordenador técnico dos referidos cursos, destaca aspectos relevantes desses eventos: “Esses cursos representam uma evolução no processo de formação de pessoal no âmbito do SISMETRA e, consequentemente, do IFI. O curso INA é resultado de todo o trabalho realizado desde 2020, quando tivemos que nos adequar à situação imposta pela pandemia da Covid-19 para atender a demanda do Sistema. Conseguimos aproveitar os vídeos gravados na CMA, para o curso online realizado em março de 2021, que foram editados pela equipe do IEAD para inserção no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A criação do curso ASG surgiu da necessidade de padronização na realização de auditorias no âmbito do SISMETRA e, consequentemente, de formação de auditores para atuar especificamente em auditorias de laboratórios conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17025. Realizamos um benchmarking com instituições congêneres, como SBM, Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), para apoiar a elaboração do Currículo Mínimo (CM) e do Plano de Unidades Didáticas (PUD) desses cursos, e contamos, também, com o apoio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), especialmente, do Major Engenheiro Glaucio Cavalcanti Viegas e da Segundo-Tenente QOCon PED Lourdes Fernanda Mello”.

A próxima edição do curso ASG está prevista para o período entre 16 e 20 de outubro de 2023 e a do INA-EAD, para 2024 (ainda sem data definida).