Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

Os servidores da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) Gilberto Mohr Corrêa e Darley de Oliveira participam, como doutorando e mestrando respectivamente, do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional IV (Economia de Defesa), no projeto: “A Economia de Defesa no Brasil: gastos militares e suas interfaces com a indústria e inovação”. O projeto tem como instituição líder a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que coordena a rede de cooperação formada pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), pela Escola de Guerra Naval (EGN), pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


Os pesquisadores do IFI atuam no Grupo de Estudos em Inovação, Desenvolvimento, Defesa e Aeroespaço (IDEA) do ITA e seu trabalho se insere no eixo específico de aquisições de defesa e offsets e seu impacto na capacitação tecnológica da indústria aeroespacial, com propostas de políticas públicas para inovação no setor. A participação dos servidores do IFI tem se destacado, inclusive com apresentação recente - no 1º Webinar “Economia de Defesa no Brasil”, ocorrido no dia 28 de maio de 2021 - da pesquisa sobre offsets realizada pelo servidor Gilberto.


“Trata-se de uma pesquisa que venho desenvolvendo desde o mestrado - e também no doutorado – que busca compreender o funcionamento dos offsets no Brasil”, explica Gilberto. “Os offsets são importantes instrumentos da defesa para o fomento do setor aeroespacial, estabelecidos sob a forma de uma política do Ministério da Defesa (MD). No evento do dia 28, apresentamos alguns resultados da pesquisa”.


Pró-Defesa - O Pró-Defesa é uma iniciativa conjunta do MD e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa estimula, por meio de financiamento, a criação de redes de cooperação acadêmicas para estudo de temas relacionados à defesa.

Fim do conteúdo da página