foto 1.png editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, entre os dias 24 e 26 de maio de 2021, via Plataforma Webex, o Curso de Correntes Parasitas Nível 1. Esse curso de ensaio não destrutivo contou com a presença de 20 alunos, dentre os quais funcionários das ALAS 4, 5, 6 e 7, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), da Marinha do Brasil, de companhias aéreas e de empresas de fabricação e manutenção aeronáutica.

“Trata-se de um curso voltado a uma técnica de ensaio que pode ser utilizada em quaisquer aparelhos de correntes”, explica Rafael Rodrigo de Paula Prado, Técnico do Setor de Qualificação e Ensaios da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG).

Correntes parasitas – Correntes parasitas são correntes elétricas que interagem com defeitos superficiais em materiais metálicos. Essa interação gera as indicações que permitem a identificação de defeitos nos materiais.