Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Foto 3.png editada

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por intermédio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), tem participado das reuniões da Comissão de Coordenação da Gestão do Ciclo de Vida de Produtos de Defesa (CVPRODE), coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), através do Centro de Apoio aos Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE). Essas reuniões objetivam promover a harmonização entre as Forças Singulares (FS) – Exército, Marinha e Aeronáutica – para o estabelecimento das melhores práticas na área de gestão da qualidade, custos e processos de gestão de ciclo de vida e apoio logístico integrado. Inicialmente, o CASLODE já havia aprovado o Manual de Boas Práticas para a Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa - MD40-M-01 (1ª Edição/2019), que tem a finalidade de apresentar uma abordagem de gestão de ciclo de vida de Sistemas de Defesa (SD), servindo de orientação para as FS e órgãos subordinados ao MD.


O CASLODE tem assento no Allied Committe 327 (AC/327), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), referente à Gestão de Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa. Nesse contexto, pela primeira vez, o Brasil foi incluído no relatório de atividades de Government Quality Assurance (GQA) da OTAN, com base nas atividades de Garantia Governamental da Qualidade executadas pelo DCTA/IFI em 2020. Essas atividades foram realizadas para o Governo Espanhol, em apoio ao processo de compra de produtos de defesa no Brasil. Cabe ressaltar que o DCTA/IFI já realiza este tipo de cooperação mútua entre países, através de Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding), utilizando as normas de Garantia da Qualidade da OTAN (AQAP - Allied Quality Assurance Publication) desde o desenvolvimento do caça AMX entre o Brasil e a Itália (década de 1980).


Recentemente, foram ativados grupos de trabalho entre as FS para formatar manuais de orientações relativos às áreas de processos de gestão de ciclo de vida e apoio logístico integrado (GT1), gestão da qualidade (GT2) e gestão de custos (GT3). Em função da grande experiência na área de certificação de sistemas de gestão da qualidade e garantia governamental da qualidade, foi atribuída ao IFI a responsabilidade de coordenar o GT2 - Gestão da Qualidade no Ciclo de Vida de Produtos e Sistemas de Defesa, tendo como coordenador o Tenente-Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, com a participação do Major Especialista em Comunicações Marcos Benedito dos Santos Maia e do Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa.


Por fim, através do MD, o DCTA/IFI também está coordenando a proposta da NATO Quality Assurance Requirements for Maintenance Suppliers, norma que trata sobre requisitos da qualidade relacionados à manutenção de Sistemas e Produtos de Defesa, realizando sugestões que visam aperfeiçoá-la para posterior aprovação pela OTAN, tendo em vista sua adoção para a certificação das organizações de manutenção.


“Esse trabalho conjunto, que conta com os Estados-Maiores de Exército, Marinha e Aeronáutica, é o início de uma cooperação histórica no sentido de harmonizar as melhores práticas de governança, a fim de aprimorar a gestão logística e de qualidade de seus Sistemas de Defesa”, explica o Tenente-Coronel Soracli.

Fim do conteúdo da página