foto 2.jpg editada

Entre os dias 10 e 14 de maio de 2021, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) promoveu, em seu Auditório Azul, o Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (Offset). Voltado tanto ao público interno quanto ao externo, o evento contou com a participação de empresas interessadas em participar de processos de offset e de instituições – como a própria Aeronáutica, na figura da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Exército e a Marinha – que lidam com questões relacionadas aos acordos de compensação.

O curso procurou despertar nos participantes a conscientização sobre tudo o que envolve as oportunidades de participação no offset, bem como buscou explicar o funcionamento dessa ferramenta de negociação, ressaltando sua importância estratégica. “Para as empresas, é muito importante saber como participar dos processos de offset e entender o que de fato é um acordo de compensação. Esse treinamento aqui no IFI nos trouxe essa visão geral do processo”, comentou Vanderli Guimarães Pinheiro, gerente administrativo-financeiro da Globo Usinagem, um dos representantes de empresas que participaram do curso.

Offset – De acordo com a Política de Compensação Tecnológica, Industrial e Comercial do Ministério da Defesa, offset ou compensação é a prática compensatória acordada entre as partes como condição para a importação de bens e serviços, com a intenção de gerar benefícios de natureza tecnológica, industrial ou comercial. Esses benefícios podem concretizar-se na forma de transferência de tecnologia, investimento, coprodução, produção sob licença, produção subcontratada, cooperação industrial, contrapartida comercial etc.