nt03 02032021

Em 15 de dezembro de 2020, foi assinado, pelo Diretor do Observatório Nacional (ON), João Carlos Costa dos Anjos, e pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, um acordo de cooperação técnico-científica entre as duas instituições, com foco no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), tendo em vista a realização conjunta de pesquisa científica, de intercâmbio de informações, de treinamento específico, referente a projetos em parceria, de desenvolvimento de projetos no campo da metrologia e em outros segmentos técnicos e de troca de experiências e serviços. A despeito das dificuldades administrativas causadas pela pandemia do novo coronavírus, DCTA e ON envidaram esforços para publicar o acordo no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29 de janeiro de 2021.

“Para o nosso Instituto”, explicou o Capitão Engenheiro Fábio Kei Yamada, Chefe da Subdivisão dos Laboratórios de Calibração da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do IFI, “é essencial celebrar parcerias com instituições como o ON, pois somos o braço executor do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), cuja principal missão é disseminar a rastreabilidade metrológica no âmbito do Comando da Aeronáutica, dando suporte técnico fundamental para as atividades de manutenções aeronáuticas, de controle de tráfego aéreo e espaciais. E as atividades do ON, instituição designada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) como responsável pela padronização de referência nacional das grandezas de tempo e frequência, pela disseminação das respectivas unidades de medida e pelo apoio às atividades de acreditação de laboratórios por parte do INMETRO, são importantes para o cumprimento da nossa missão”.