imagem Gilberto

No final do ano passado, mais precisamente em 24 de dezembro de 2021, o Tecnologista Gilberto Mohr Corrêa, do efetivo da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), teve um artigo publicado – em conjunto com a professora Lígia Maria Soto Urbina, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – na Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED), periódico acadêmico de referência no Brasil (classificação A2 Qualis) na área de Defesa e Segurança.

“O artigo, intitulado Padrões de Transferência de Tecnologia em Aquisições de Defesa, foi publicado juntamente com a professora Lígia Maria Soto Urbina, do ITA, e busca explorar a relação entre projetos de defesa e impactos tecnológicos, colocada conceitualmente na Estratégia de Defesa Nacional, que é concretizada pela prática de compensação (offset) do Ministério da Defesa. A partir de uma abordagem do estudo de caso dos offsets implementados pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e pelo IFI entre os anos de 2002 e 2018, a pesquisa buscou verificar empiricamente padrões conceituais e teóricos dos offsets e sua presença no contexto brasileiro. A partir do caso foi possível descrever os principais resultados tecnológicos obtidos com os offsets no Brasil e propor recomendações no sentido de aumentar a sua efetividade”, explicou o Tecnologista Gilberto.

O artigo pode ser acessado no seguinte link: https://rbed.abedef.org/rbed/article/view/75215