Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

image2.jpg editada

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou da reunião do Comitê Brasileiro Aeroespacial de Ensaios Não Destrutivos (CBRAEND), realizada no dia 31 de novembro de 2023. O objetivo do encontro foi apresentar o progresso da constituição do CBRAEND como National Aerospace Nondestructive Testing Board (NANDTB), abrangendo os avanços das negociações finais com base nas ações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O CBRAEND, coordenado pelo IFI, foi ativado em outubro de 2020, seguindo a norma NAS-410, que estabelece os requisitos para a qualificação e certificação de pessoal em ensaios não destrutivos (END) na indústria aeroespacial. O comitê é formado por representantes de empresas e instituições do setor, que buscam padronizar e harmonizar os critérios de qualificação, aumentando a confiabilidade e a qualidade dos serviços de END.

O IFI, que é referência nacional em END, apoia integralmente a adesão voluntária de organizações aeroespaciais ao CBRAEND, oferecendo sua experiência e infraestrutura para a qualificação de pessoal.

A estruturação do CBRAEND como NANDTB está em fase final, com a formalização legal com apoio jurídico e contábil do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos-SP e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Um dos benefícios esperados do reconhecimento do CBRAEND como NANDTB é o reconhecimento pelo National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program (NADCAP), que é um programa internacional de acreditação de fornecedores da indústria aeroespacial e de defesa. O reconhecimento NADCAP do CBRAEND apoia as empresas em auditorias, alinhando-se aos critérios da NAS-410.

 

Outro benefício do CBRAEND é a facilitação para a ANAC, que poderá ter um maior controle sobre as qualificações realizadas por organizações externas, com ampla discussão e deliberação por especialistas em reuniões periódicas. O CBRAEND também contribui para a padronização e a harmonização dos requisitos de qualificação, evitando divergências e conflitos entre as partes envolvidas.

“A consolidação do Comitê Brasileiro Aeroespacial de Ensaios Não Destrutivos (CBRAEND) como National Aerospace Nondestructive Testing Board (NANDTB) representa um marco estratégico para o setor aeroespacial nacional. O IFI, ao participar como membro honorário, reforça seu compromisso com a excelência na qualificação de pessoal, alinhando-se à norma NAS-410”, comentou o Major Aviador Elkeaer Sezalpino Mioto, Chefe da Subdivisão de Ensaios Laboratoriais do IFI. O Major Elkeaer, o Sargento Leandro Silva de Oliveira, Encarregado no Laboratório de END, e o Tecnologista Eduardo Gomes Mendonça, Chefe da Seção de Qualificação de Pessoal em END, representaram o Instituto na reunião.

Também participaram da reunião representantes do Cluster Aeroespacial e Defesa Brasileiro/PIT, da South America Consulting, da Inbra Aerospace, da Tecplas, da BNL Aeronaves, da Liebherr Aerospace Brasil, da Sonaca do Brasil, da Alltec, da CIESP, da ELEB, da EndNeves, da Subiter e da EMBRAER.

Fim do conteúdo da página