retrospectiva.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, na quinta-feira, 30 de novembro de 2023, no Auditório Lacaz Netto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a retrospectiva do biênio 2022-2023 e o lançamento da segunda edição da revista Fomento Aeroespacial (Fomaero).

A retrospectiva teve início, às 14h, com as palavras de abertura do Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito. Destacando a melhoria de quesitos como execução orçamentária, visita técnica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e evolução do Programa de Trabalho Anual (PTA), o Coronel De Brito lembrou que a Direção do Instituto tem o papel de potencializar as capacidades dos militares e civis do efetivo. “As grandes realizações do IFI não ocorrem na Direção, mas sim no lado operacional, nas pessoas. Nossa tarefa de gestão é viabilizar tudo isso”.

Em seguida, as cinco Divisões do IFI – Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI) e Divisão de Administração (CAD) -, assim como a Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), apresentaram seus principais feitos do biênio 2022-2023. A CMA destacou, entre suas principais realizações, os diversos serviços de calibração, as auditorias e as visitas técnicas que ocorreram nesse período. Na CSG, destacaram-se os diversos serviços no âmbito de programas como o F-X2, assim como os diversos laudos e cursos do setor de ensaios não destrutivos. A CPA lembrou da certificação completa do KC-390 e da participação em várias operações de lançamento. A CDI teceu comentários sobre 152 relatórios ou pareceres de 16 acordos de compensação e sobre o lançamento do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer). A CAD elencou as diversas obras tocadas nesse período, com destaque para a inauguração da Sala de Convivência. Por fim, a CVD-GC concentrou-se nos números significativos de cursos realizados e profissionais capacitados.

Fomaero – Após a retrospectiva, teve início, no mesmo local, por volta das 15h30, a cerimônia de lançamento da segunda edição da revista Fomaero. Todos os autores dos artigos que compõem a publicação foram chamados à frente e receberam, das mãos do Diretor do IFI, um exemplar da revista.

Destacaram-se, nesta segunda edição, os mais diversos assuntos técnicos relacionados às atividades do IFI, como por exemplo os desafios da certificação espacial e suas operações de lançamento, a radiação cósmica na qualificação de componentes do setor aeroespacial, a metrologia e a gestão de risco nas auditorias laboratoriais e a gestão de offset no Comando da Aeronáutica.

“O processo de criação de uma revista técnica como a do IFI é desafiador e, ao mesmo tempo, traz grande aprendizado. Isso porque é possível perceber a grande quantidade de informação e conhecimento que o Instituto proporciona ao DCTA e à FAB [Força Aérea Brasileira]”, comentou a 2º Tenente QOCon BIB Maralyza Pinheiro Martins, Chefe da Biblioteca e da Assessoria de Comunicação Social do IFI.

foto fomaero.jpg editada