IMG 9294.jpg editada

Na tarde de terça-feira, 21 de novembro de 2023, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em cerimônia realizada em suas dependências, entregou ao Consórcio Airbus-Helibras os Certificados Suplementares de Tipo dos helicópteros EC-725 AP, do Projeto H-XBR, nas versões Operacional Marinha do Brasil (MB) e Operacional Exército Brasileiro (EB). Na versão Operacional Marinha do Brasil, foram acoplados à aeronave dois mísseis EXOCET. No caso do Exército Brasileiro, o helicóptero não tem esses adicionais, destinando-se prioritariamente ao transporte de pessoal.

O trabalho do IFI na emissão dos certificados foi provocado pelo pedido de certificação no Brasil feito pelo Consórcio Airbus-Helibras e envolveu duas Divisões do Instituto: a Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e a Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG). A CPA verificou e garantiu o cumprimento dos requisitos de projeto, enquanto a CSG acompanhou a fabricação, assegurando a conformidade das aeronaves que seriam entregues, por meio das atividades de Verificação Governamental da Qualidade e de Certificação de Organização Fornecedora.

“Esses certificados atestam que as aeronaves podem utilizar os equipamentos instalados para o lançamento do míssil EXOCET. Isso amplia a capacidade do Poder Naval, no caso da Marinha do Brasil, contribuindo para a soberania da Amazônia Azul”, explicou o Capitão-Tenente Engenheiro Naval (MB) Marcelo Brunaldi Tarallo, Coordenador do Processo de Certificação da Versão Operacional da MB na CPA do IFI.

“O helicóptero é um avanço tecnológico muito grande, representando um verdadeiro estado da arte, sobretudo na parte eletrônica. Para o EB, ele ajudará muito no transporte de pessoal, pois tem a capacidade de transportar um pelotão inteiro”, comentou o Major Engenheiro (EB) Charles Kolbe Borchardt, Coordenador de Processo de Produto da CPA do IFI.

Para o Consórcio Airbus-Helibras, os certificados representam a coroação de todo um trabalho de mais de 15 anos. “Trata-se de um processo que se iniciou em 2008, com o esforço da Helibras – Eurocopter na época – e do IFI. Atestou-se agora a excelência da capacidade de desenvolvimento da empresa ao longo de todo esse tempo”, resumiu o piloto de ensaio da Helibras e Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira Armindo Tadeu de Mattos Antonio.

Projeto H-XBR – O Projeto H-XBR foi concebido para a aquisição de helicópteros de médio porte por parte das Forças Armadas brasileiras. O contrato firmado em 2008 com o Consórcio Airbus-Helibras previa o fornecimento de novas aeronaves EC-725 nas versões Básica e Operacional da Força Aérea Brasileira, Operacional da Marinha do Brasil, Operacional do Exército Brasileiro e VIP.

O projeto incorpora tecnologias inovadoras, como o reabastecimento em voo na configuração operacional da FAB e a plataforma de lançamento do míssil EXOCET na configuração operacional da MB, representando o estado da arte da tecnologia militar mundial e elevando sobremaneira a prontidão e a capacidade de resposta das Forças no cumprimento de missões como transporte tático de tropa e de material, busca e salvamento, esclarecimento e guerra antissuperfície.