Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

No período compreendido entre 18 e 22 de setembro de 2023, a equipe formada pelas servidoras Michelly Karoline Alves Santana, Christiane de Almeida Lobato e Tenente QOCon MEC Marcela Fernanda Batista de Sant’Anna Gondim, todas da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), realizaram auditoria metrológica no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).


A auditoria foi realizada no Laboratório Setorial de Calibração (LSC) do CLBI, com o objetivo de verificar o Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial implantado de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 no âmbito do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA). O LSC garante a rastreabilidade de equipamentos em diversas áreas para atendimento do Centro de Lançamento, como por exemplo: atividades de lançamento, rastreio, telemetria, meteorologia, comunicação, entre outros.


Para a conclusão dos trabalhos, foi realizada a Reunião de Encerramento de Auditoria, na qual foram listadas as evidências coletadas no processo. A reunião de encerramento contou com a participação do Diretor do CLBI, Cel Av Erivando Pereira Sousa, do futuro Diretor do CLBI, Cel Av Christiano Pereira Haag, do Chefe da SDTE, Cap Av Leonardo Costa Vaz Brasileiro, do Chefe da SMT, 1T QOCon MEC Alysson Régis de Freitas Barros, do representante do Sistema de Gestão Integrado (SGI), 2T QOCon AMB Tafany Oliveira de Souza Vizcaino, e do Técnico Itamar Correia da Silva.


O 1T QOCon MEC Alysson Régis de Freitas Barros destacou a importância da realização da auditoria metrológica, cujo objetivo é assegurar a garantia da validade dos resultados, a melhoria contínua e a manutenção do Sistema de Gestão Laboratorial, requisitos essenciais para o sucesso das operações de lançamento promovidas pelo CLBI. Salientou, ainda, o comprometimento da equipe da SMT do CLBI, bem como da Direção, durante todas as fases da auditoria.

Fim do conteúdo da página