foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), promoveu, no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), o Curso de Avaliação da Incerteza da Medição, no período de 18 a 22 de setembro de 2023.

O curso, destinado a identificar os principais conceitos de estatística envolvidos na avaliação da incerteza, contou com a participação de 24 alunos de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB).

“O atendimento ao requisito 7.6 da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração determina que devem ser identificadas as contribuições para a incerteza da medição. O curso traz conhecimentos e subsídios para essa identificação de contribuições e para a avaliação da incerteza da medição”, explicou o Tecnologista César Augusto Botura, da CMA.

Avaliação da Incerteza da Medição – Trata-se do processo para determinar a incerteza da medição. A incerteza da medição é um parâmetro que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a uma medida com base nas informações utilizadas.