Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 5217.jpg editada

 

No período de 12 a 14 de setembro de 2023 ocorreu, nas instalações da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), a 4ª Jornada do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC), com a participação de especialistas dos diversos Institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e de representantes da 6ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).


O EMAER vem envidando esforços a fim de estruturar e consolidar o PBC como ferramenta metodológica de planejamento estratégico, visando ao cumprimento da Diretriz do Comandante da Aeronáutica.


O PBC reúne um conjunto de procedimentos voltados ao preparo das Forças Armadas, mediante o desenvolvimento de capacidades adequadas ao atendimento dos interesses e necessidades do Estado brasileiro, em um prazo definido, observados os cenários prospectivos e os limites de orçamento e tecnologia.


Ao DCTA, como órgão voltado para a ciência e tecnologia, cabe a proposição de soluções de Força inovadoras, como plataformas e sistemas aeroespaciais que visam aperfeiçoar as capacidades operativas da Força Aérea Brasileira (FAB), consideradas as condições de contorno estabelecidas pelo EMAER (cenários e limites orçamentários).


“O foco desta Jornada no IFI foi a qualificação e quantificação de plataformas e sistemas relacionados às capacidades operativas ligadas às Ações de Escolta, Alerta em Voo e Alerta em Base, necessárias para a Força Aérea cumprir sua missão. Ao implementarem a metodologia, é nítida a motivação dos especialistas do DCTA em propor soluções inovadoras ao EMAER”, comentou o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Borges Basílio, ponto focal do PBC no IFI.


Estão previstas cinco Jornadas no DCTA este ano. As Jornadas têm sido planejadas pelo DCTA de forma itinerante, o que beneficia a interação entre os Institutos do DCTA e o EMAER.


Após findarem as Jornadas neste ano de 2023, sendo a última a acontecer no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em outubro, o EMAER processará todas as soluções apresentadas, integrando-as com as propostas dos outros Grandes Comandos, visando propor ao Alto-Comando um Plano de Configuração de Força (PCF) que possa contribuir para que a FAB torne-se cada vez mais operacionalmente moderna e com grande capacidade dissuasória, conforme a visão de futuro estabelecida pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

Fim do conteúdo da página