foto 3.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), participou do Congresso da Qualidade em Metrologia (ENQUALAB), promovido pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP) e realizado no Instituto Senai de Inovação de Materiais Avançados - Escola Senai "Mario Amato", no município de São Bernado do Campo (SP), entre os dias 12 e 14 de setembro de 2023.

O ENQUALAB conta com o apoio de uma Comissão Científica composta por professores, pesquisadores, empresários de indústrias e de laboratórios prestadores de serviços de calibração e ensaio. Um dos objetivos do evento é fomentar um espaço de divulgação científica para pesquisadores e alunos de graduação e ensino técnico das áreas das ciências físicas e biológicas por meio de palestras e mesas redondas, tendo como tema central a “Inovação e Educação para Metrologia”.

Além da participação no congresso, a CMA contou com a aprovação de quatro artigos pela comissão técnica do evento, tendo como primeiros autores de cada artigo os Tecnologistas Cesar Augusto Botura e Michelly Karoline Alves Santana, o Técnico Antonio Carlos dos Santos Junior e a Segundo-Tenente QOCon MEC Marcela Fernanda Batista de Sant’Anna Gondim. Entre os quatro artigos, um deles foi escolhido para participação de um debate sobre “Gestão, Rastreabilidade e Transformação Digital aplicada à Metrologia”, no auditório principal do evento, e outros dois receberam menção honrosa, escolhidos pela comissão técnica e participantes do evento entre os melhores artigos do Congresso.

Segundo o Capitão Aviador Rodrigo de Toledo Ferreira Alves, “a participação da CMA no evento é uma oportunidade de trocar conhecimentos e experiências com diferentes profissionais das mais variadas empresas, universidades e centros de pesquisa, trazendo subsídios para a melhoria dos mais variados processos presentes no Sistema de Metrologia Aeroespacial [SISMETRA], sempre tendo como foco a segurança em voo”.