Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 8534.jpg editada

 

Na manhã de terça-feira, 15 de agosto de 2023, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em cerimônia realizada em suas dependências, comemorou 52 anos de existência. Presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o evento reuniu diversas autoridades militares e civis de organizações das Forças Armadas, instituições públicas e empresas do setor aeroespacial.

IMG 8562.jpg editada
Na cerimônia, foram entregues diplomas aos seguintes membros honorários da Força Aérea Brasileira (FAB): General de Divisão R1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE); Coronel R1 do Exército Brasileiro Willian Mota Balduíno, da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx); Sr. Luiz Vicente Gomes Tarelho, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); Sra. Denise Rosa, da Fundação Casimiro Montenegro Filho; e Sra. Graziela Peruzzo Persico de Oliveira, da EMBRAER.

IMG 8695.jpg editada
Também foram impostas medalhas de tempo de serviço aos seguintes militares: Capitão Aviador Alexandre de Oliveira Maio dos Santos e Segundo-Sargento Especialista em Metalurgia Douglas Augusto de Barros Nunes (10 anos); Tenente-Coronel Engenheiro Alexandre Luiz Reder Furtado, Major Aviador Elkeaer Sezalpino Mioto, Segundo-Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Paulo Henrique de Sene Mazzeo e Segundo-Sargento Especialista em Suprimento Wagner dos Santos Bueno (20 anos); Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Marcos Benedito dos Santos Maia e Suboficial Especialista em Estrutura e Pintura Luiz Eduardo Diniz Ferraz (30 anos).

IMG 8610.jpg editada
Por fim, prestou-se homenagem ao Assistente em Ciência e Tecnologia Edmilson Ribeiro da Silva pelos mais de 40 anos de trabalho dedicados ao IFI.


Em discurso proferido durante a celebração, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, lembrou as diversas realizações do Instituto ao longo do último ano. “Refletindo sobre os últimos 12 meses, destaco os seguintes feitos: realização de 38 auditorias NBR ISO 9001 e 21 auditorias AQAP; promoção do XV Seminário de Metrologia Aeroespacial [SEMETRA]; lançamento do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial [SIFIAer]; realização de mais de 45 cursos presenciais, totalizando aproximadamente 1.200 profissionais capacitados; aprovação de segurança para o lançamento espacial da empresa sul-coreana INNOSPACE a partir do Centro de Lançamento de Alcântara [CLA]; emissão de Certificados de Aeronavegabilidade Iniciais para as aeronaves F-39 Gripen e CASA SC-105 Amazonas; certificação da EMBRAER como Organização de Projeto Credenciada; Certificação Suplementar de Tipo da aeronave E-99M, em sua versão Full Operational Capability (FOC); e reconhecimento do IFI como Autoridade de Aeronavegabilidade Militar por Portugal”.


Destaque profissional – Como parte das comemorações, realizou-se, um pouco antes do início da cerimônia de aniversário, o descerramento das fotos dos destaques profissionais do IFI do ano de 2023. O Técnico Felipe Vilhena Miranda e o Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais Convocados – Engenharia Mecânica Juliano Torteli de Godoi Zucato, eleitos como destaques profissionais deste ano, receberam, acompanhados dos familiares, homenagens da Direção do Instituto.


IFI – O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, criado em 20 de agosto de 1971, tem como missão prestar serviços e realizar Pesquisa de Tecnologia Industrial Básica nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial, para produtos e sistemas aeronáuticos militares e espaciais, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

 

Escrito por ANL. C&T Alexandre Russo Toler e 2º Ten Maralyza Pinheiro Martins.
Fotos: S2 Pedro Henrique Rodrigues de Lima.

Fim do conteúdo da página