Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 5066.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), realizou, entre os dias 19 e 23 de junho de 2023, no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), o Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (CIAC).


Matricularam-se no curso 50 alunos oriundos do Ministério da Defesa (MD), de empresas dos setores aeroespacial e de defesa e de organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB).


O objetivo do CIAC é capacitar profissionais para atuar na área de acordos de compensação como contratantes, beneficiários ou executores de offset.


“Este curso é importante porque transmite o conhecimento teórico e prático acumulado pela equipe de especialistas do IFI, possibilitando a disseminação das melhores práticas de compensação realizadas pelo Comando da Aeronáutica”, explicou o Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, coordenador do curso.


Offset – De acordo com a Política de Compensação Tecnológica, Industrial e Comercial do Ministério da Defesa, offset ou compensação é a prática compensatória acordada entre as partes como condição para a importação de bens e serviços, com a intenção de gerar benefícios de natureza tecnológica, industrial ou comercial. Esses benefícios podem concretizar-se na forma de transferência de tecnologia, investimento, coprodução, produção sob licença, produção subcontratada, cooperação industrial, contrapartida comercial etc. 

Fim do conteúdo da página