DSC 0246.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), pelas mãos de seu Diretor, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, entregou, em cerimônia realizada no dia 16 de junho de 2023, durante formatura semanal da Base Aérea de Anápolis (BAAN), o Certificado NBR ISO 9001:2015 ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

O certificado, que atesta a qualidade do sistema de gestão do 1º GDA, resulta de um processo de certificação conjunto entre a Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do IFI e o próprio 1º GDA, iniciado em 2022 (Fase 1) e concluído neste ano (Fase 2).

As organizações com um sistema de gestão da qualidade certificado demonstram possuir a capacidade de cumprir requisitos de qualidade nos serviços e a competência na mitigação de riscos relacionados a processos, bem como possuem uma cultura organizacional voltada para a eficiência. Tudo isso culmina no aumento da produtividade, na economia de recursos, na prevenção de erros e no auxílio à tomada de decisão.

Em suas palavras durante a cerimônia, o Diretor do IFI destacou a importância de um sistema de gestão qualificado diante dos desafios da guerra moderna. “Tenho certeza que este primeiro e mais difícil passo servirá de motivação para ampliar o escopo desta certificação, pois sabemos que na guerra moderna, em que a máxima eficácia em processos é requerida, todo e qualquer detalhe faz a diferença, com potencial de economizar meios e, principalmente, salvar vidas”.