IMG 5904.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), promoveu, no dia 20 de junho de 2023, no Auditório Lacaz Netto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de forma presencial e on-line, o II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial: Alternativas para o fomento e a coordenação da Indústria Aeroespacial. O seminário, parte integrante das atividades do Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (CIAC), realizado no IFI entre os dias 19 e 23 de junho de 2023, contou com a participação de mais de 200 pessoas (presencial e on-line) e teve como objetivo unir a Força Aérea Brasileira (FAB), as organizações da Indústria Aeroespacial e as instituições acadêmicas na busca por mais alternativas para o fomento industrial.

O evento teve início às 8h30, com as palavras de abertura do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. O Tenente-Brigadeiro Medeiros lembrou da importância do trinômio “ensino-pesquisa-indústria”, que esteve na base da própria formação do DCTA mediante os esforços do Marechal Casimiro Montenegro Filho, e destacou a relevância da indústria aeroespacial no país. “Aproximadamente 60% das Empresas Estratégicas de Defesa [EED] atuam no setor aeroespacial, sendo que 25% de todas as EEDs são empresas exclusivas do segmento aeroespacial”.

Logo depois das palavras de abertura proferidas pelo Diretor-Geral do DCTA, aconteceu a Cerimônia de Lançamento do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer). O SIFIAer é um sistema de informações gerenciais totalmente desenvolvido pelo IFI em que estão cadastradas empresas aeroespaciais e de defesa com suas capacidades tecnológicas e industriais, possibilitando ao Instituto fornecer assessoria para diversas iniciativas de fomento ao setor aeroespacial brasileiro.

IMG 5968.jpg editada

Em seguida, iniciou-se a primeira palestra do dia, proferida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta (“O Papel do Comando da Aeronáutica no Fomento da Indústria Aeroespacial Brasileira”). Na sequência, após o intervalo, foi apresentado o processo de Análise Empresarial realizado pelo IFI.

Encerrando a manhã, o General de Divisão R/1 (Reserva de 1ª Classe) Aderico Visconte Pardi Mattioli, Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), proferiu a palestra intitulada “A Importância do Conhecimento das Capacidades e Necessidades Tecnológicas e Industriais da Base Industrial de Defesa”.

Na parte da tarde, os trabalhos foram reiniciados com a palestra intitulada “O Mapeamento das Capacidades da Indústria Aeroespacial Brasileira”, proferida pelo Professor Doutor Marcos José Barbieri Ferreira, Coordenador do Grupo de Estudos Pró-Defesa IV do Ministério da Defesa (MD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em seguida, o Tenente-Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite, Adjunto da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do DCTA, fez uma breve apresentação sobre o processo de transferência de tecnologia para a Base Industrial de Defesa.

IMG 6020.jpg editada

Estabeleceu-se, posteriormente, uma sessão de perguntas e respostas com os palestrantes do dia, e o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, pronunciou as palavras de encerramento do seminário.

O organizador do II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial, Capitão Aviador Daniel Jorge, Chefe da CDI do IFI, lembrou da importância do Instituto na própria busca pela inovação tecnológica da indústria. “Por meio do IFI e do DCTA, buscamos estimular o desenvolvimento da Indústria Aeroespacial Brasileira, importante parceira na busca pela inovação tecnológica da Base Industrial de Defesa”, concluiu.

IFI e Indústria Aeroespacial – O IFI, representando o DCTA e a FAB, estabeleceu ao longo do tempo uma relação de parceria e fomento à Indústria Aeroespacial Brasileira. Estimulando o desenvolvimento desse setor, o Instituto tem prestado um serviço essencial ao país. “Dentro dos programas da FAB”, comentou o Major-Brigadeiro Malta, “a atuação do IFI garante a obtenção dos produtos tendo em vista os requisitos delineados pelo Comando da Aeronáutica. Com relação ao fomento à indústria, é o IFI que guia toda a parte de qualidade dos produtos apresentados pela indústria nacional, fortalecendo ainda mais a capacidade desse segmento”.