Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, entre os dias 13 e 15 de junho de 2023, as inspeções finais para o recebimento da sexta aeronave a compor a frota de KC-390 Millenium, o FAB 2858. A última etapa do processo de recebimento dessa aeronave encerrou as inspeções físicas e documentais do avião, fato esse que resultou na emissão dos documentos essenciais para o seu recebimento, dentre eles o Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) nº 20230601.

Na etapa final do processo de recebimento do FAB 2858, a equipe de militares composta pelo Suboficial Juliano Hunof, pelo Suboficial RR José Clóvis Oliveira da Silva, pelo Primeiro-Sargento José Alípio Alves Ferreira Júnior e pelo Segundo-Sargento Douglas Augusto de Barros Nunes foi deslocada para a unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP) a fim de realizar inspeções na aeronave, evidenciando sua conformidade com o Projeto de Tipo certificado.

Após as inspeções, os representantes do IFI foram capazes de atestar a conformidade da aeronave à luz da configuração certificada para o KC-390 “FOC” (Full Operational Capability), conforme Certificado de Tipo nº 001T2023, emitido pelo IFI em 23 de março de 2023, permitindo, assim, a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Inicial, que representa a garantia da aeronavegabilidade para a entrada em operação da aeronave pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O destaque deste CAI está no fato de se tratar do primeiro certificado de aeronavegabilidade para uma aeronave KC-390 na sua versão FOC. Dentre as funcionalidades dessa versão, está o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês). De acordo com a Embraer, o MAFFS II pode descarregar até 11.300 litros de água, com ou sem retardante de chamas. O MAFFS é projetado para ser compatível com o Sistema de Manuseio de Carga do KC-390 e, por isso, pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave.

Diante da emissão desse relevante documento, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, destacou a importância, para o Brasil, de poder contar com uma aeronave desse tipo. “O IFI presta sua relevante colaboração para com a FAB e a sociedade brasileira, mediante a disponibilidade dessa aeronave estratégica de multifunção, o que possibilita a ampliação da capacidade de defesa e a garantia da soberania do espaço aéreo do país e de suas fronteiras”.

Fim do conteúdo da página